quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Os 4 Rs que estão cada vez mais distante da população de SP



Talvez muitos associem estes 4 Rs a mais um dos termos usados no mundo do marketing, mas aí está o engano. Estas são siglas usadas na Reciclagem e que a cada dia nós e nosso planeta necessitamos com urgência e deveria ser parte do nosso dia a dia.

Mesmo com a boa vontade de parte da população, empresas privadas e de programas de coleta seletiva pública, isso ainda não é suficiente para resolver um dos maiores problemas de metrópoles como São Paulo: o destino de seus resíduos. Apenas 1% das 15 000 toneladas de lixo produzidas diariamente na cidade passa pela coleta seletiva da prefeitura. Se levássemos em conta somente os detritos domiciliares que podem ser reaproveitados, esse número subiria para 7%. Ainda muito pouco.

Não podemos desistir mesmo com esses dados. Há muitas ONGs, empresas, instituições e projetos governamentais em prática para diminuição do nosso lixo. Mas como sempre, temos que ficar atento. Este problema deve fazer parte da discussão da nossa sociedade e das próximas eleições de 2010.
Pesquisando na net encontramos diversas informações e como coloborar. Vamos cada um de nós pode fazer a nossa parte!!! Dicas simples e rápidas pra começar hoje:

- Não imprima a piadinha do chefe que seu amigo mandou no seu email que além de arriscado e te prejudicar você diminui o volume de papel no lixo.
- Separe as latinhas de cervejas do churrasco do domingão numa sacola antes da soneca na rede e de sua mulher brigar contigo.
- Já que pegou a sacolinha de plástico no supermercado use esta no cesto de lixo do banheiro e da cozinha.

4 Rs

Repensar - como você pode diminuir a quantidade de lixo que você produz
Reutilizar - o que já foi usado
Reaproveitar - aproveitar para outra coisa o que já foi reutilizado
Reciclar - reciclar o que não dá mais para aproveitar


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário